Posts em datas

Dezembro 2013
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Viagem com apenas um dos pais para o exterior

Se você vai viajar com seu filho pro exterior mais seu marido ou sua esposa vai ficar? Ou vocês vão para o mesmo destino só que em voos ou dias diferentes?

É obrigatório emitir uma autorização por escrito em duas vias, com a descrição do local do passeio e reconhecer firma por semelhança – aquele que não irá acompanhar a criança não precisa comparecer ao cartório, desde que já tenha firma aberta. Caso uma das partes estiver impossibilitada de assinar o documento, deve requerer uma autorização judicial nas Varas da Infância e da Juventude. A permissão é válida por dois anos.

Anote aí:

– Os modelos das autorizações de viagem podem ser encontrados no site do Tribunal de Justiça de São Paulo;

– O menor que está no Brasil e tem que retornar com a mãe ou o pai ao país onde mora, não precisa da permissão. Basta apresentar um atestado de residência ao consulado brasileiro.

Não Esqueça:

Crianças gostam de espaço e, convenhamos, não há muito nas aeronaves. O ideal é solicitar assentos na primeira fileira, que são reservados para passageiros especiais, como bebês, crianças desacompanhadas, gestantes, idosos e portadores de necessidades especiais.

Algumas companhias oferecem até berço, que podem ficar posicionados diante da poltrona dos pais. O berço pode ser solicitado na hora da reserva.

Aline Frediani

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *