Posts em datas

Setembro 2020
S T Q Q S S D
« Mar   Out »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

Como estão as regras para a viagem de avião durante a pandemia?

Oi, pessoal. Tudo bem?

Com a pandemia devemos evitar as viagens e a aglomeração. Correto?

Eu estava curiosa para saber as regras para viajar de avião e como as empresas estão cuidando de quem quer passear durante esse tempo em que estamos vivendo. A assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas gentilmente me respondeu todas as dúvidas e eu vou compartilhar com vocês.

Vamos lá:
1) Viajar com filhos: A recomendação dos órgãos de saúde continua sendo evitar viagens. Ainda assim, vi uma reportagem que aponta que a frequência dos voos e a quantidade de passageiros só aumentou nos últimos dois meses. Vocês viram esse aumento na Azul?
Azul: Desde o início da pandemia e antes mesmo de recomendações emitidas pela Anac e Anvisa, a Azul adotou uma série de novos protocolos de higiene para garantir a segurança e a saúde de Tripulantes e Clientes. Do uso obrigatório de máscaras à limpeza profunda das aeronaves, a empresa criou medidas que tornam as viagens seguras em meio a este momento de flexibilização em alguns estados.

2) Viajar com filhos: Como está sendo feito o check-in nos voos durante a pandemia?
Azul: A administração dos aeroportos espalhados pelo país é responsável por instalar sinalizações que orientem os passageiros a manter o distanciamento social, inclusive nas filas para check-in. No caso da Azul, a companhia tem incentivado, por meio de campanhas, o check-in pelo aplicativo, diminuindo as interações com os Tripulantes da Azul e evitando esperas na fila. Além disso, a empresa também criou as bancadas digitais para etiquetagem de bagagem. Com o serviço, o Cliente que já tiver feito o check-in no aplicativo da companhia pode se dirigir diretamente a um das bancadas digitais disponíveis e, apontando o QR Code para a tela do tablet, retira automaticamente a etiqueta da bagagem. Depois de etiquetar a própria bagagem, o Cliente entrega a mala e segue para o saguão de embarque. Tudo de um modo bem simples, prático e rápido, sem que seja necessário encarar a fila do check-in para realizar o despacho da bagagem e com o mínimo de contato físico possível

3) Viajar com filhos: E na hora do embarque mudou algo? A temperatura é medida antes de entrar no avião? É obrigatório o uso de máscara?
Azul: A Azul foi a primeira companhia aérea a tornar obrigatório o uso de máscaras por Clientes e Tripulantes durante todo o voo. A empresa também foi a primeira e única aérea do Brasil a iniciar a medição da temperatura de seus Tripulantes, forma como os funcionários da empresa são tratados, que trabalham em solo ou a bordo. A medição é realizada antes do início de cada turno de trabalho, sem que haja qualquer tipo de contato físico entre quem o realiza e quem terá a temperatura aferida. Tripulantes em estado febril são dispensados e orientados a seguir os protocolos médicos.

Para o momento do embarque, a companhia lançou o Tapete Azul, tecnologia pioneira no mundo que garante o distanciamento social entre os Clientes em tempos de pandemia, já que posiciona cada convocado para o embarque a quatro metros de distância entre si. O Tapete Azul é composto por um conjunto de projetores e monitores, que, por meio de realidade aumentada, indicam ao Cliente o momento certo de embarcar e já está instalado nos aeroportos de Curitiba, Campinas, Santos Dumont, no Rio de Janeiro, Goiânia, Recife, Congonhas, Florianópolis e Vitória. Nos aeroportos que ainda não contam com a tecnologia, a companhia orienta seus Clientes a seguirem a sinalização de distanciamento social colocada pelas administradoras aeroportuárias;

4) Viajar com filhos: Se eu estou viajando com uma criança ou um idoso, qual a recomendação?
Azul: Seguir as recomendações das autoridades de saúde e as sinalizações nos aeroportos. Em voo, o Cliente precisa manter a máscara cobrindo boca e nariz. Vale lembrar ainda que nossos aviões são equipados com filtro de ar HEPA, capaz de extrair 99,99% dos vírus existentes dentro do avião.

5) Viajar com filhos: Crianças têm de usar máscara durante o vôo?
Azul: Sim, todos os Clientes.

6) Viajar com Filhos: Eu posso levar álcool em gel na mala de mão? De quantos ml?
Azul: Apenas o álcool em gel é permitido. Álcool líquido 70% não é permitido.

7) Viajar com Filhos: Qual o procedimento se o passageiro apresentar febre?
Azul: A febre é apenas um dos sintomas que podem indicar os primeiros sinais de Covid-19. Caso um Cliente desenvolva estado febril em voo, a situação passa a ser gerenciada por nossa Tripulação técnica. Havendo necessidade, o comandante pode alternar o avião para pouso no destino mais próximo ou, então, optar por ir até o destino final. No desembarque, o Cliente é acompanhado e direcionado a um posto de atendimento, com a recomendação de acompanhamento para a evolução dos sintomas. A Anvisa também participa do processo e capta os dados de Clientes que estiveram próximos ao caso suspeito. Em seguida, a aeronave passa pelo procedimento de limpeza reforçada que detalhamos na resposta abaixo.

8) Viajar com Filhos: Como está sendo a higienização dos assentos? Preciso higienizar meu assento antes de me acomodar?
Azul: Desde a chegada da pandemia ao Brasil, a Azul adota procedimentos de limpeza em seus aviões que estão alinhados com as recomendações da IATA e todos os suprimentos utilizados têm aprovação da Anvisa. Ao término de cada etapa, a equipe de limpeza desinfeta todos os locais em que os Clientes possam ter contato, como cintos de segurança, bandejas das poltronas, apoios de braços, persianas, banheiros e bagageiros da cabine. Durante a limpeza profunda e completa das aeronaves, que ocorre durante à noite, os tapetes, os locais de trabalho da tripulação, como cabine de comando e galley, e os lavatórios recebem uma desinfecção minuciosa e completa. Por isso, não se faz necessário higienizar novamente o assento antes de se sentar.

9) Viajar com Filhos: Como está o serviço de bordo, ele continua? Mudou algo nas comidas?
Azul: O serviço de bordo continua sendo gratuito e à vontade, mas passou a ser realizado no desembarque do voo para garantir a utilização da máscara durante toda a viagem. A companhia oferece snacks e bebidas, como refrigerantes e copos de água, em embalagens fechadas de plástico ou lata, que, portanto não exigem o manuseio por parte da Tripulação. Todos os itens servidos são higienizados antes de serem embarcados no avião;

10) Viajar com Filhos: Como vocês estão fazendo o desembarque?
Azul: Seguindo recomendações da Anvisa, a Azul passou a fazer o desembarque por fileiras para não causar aglomeração. Quando as portas se abrem, os Clientes são orientados a só levantarem e pegarem a bagagem quando for a vez deles de desembarcar.

Se tiverem mais dúvidas é só me perguntar 😉

Bjs e façam viagens conscientes e seguras.

Aline Frediani

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *