Situados em locais especiais e repletos de história – assim são alguns dos muitos castelos maravilhosos do país.

Castelos da capital
As capitais britânicas abrigam castelos muito distintos entre si, e todos valem uma visita. A Torre de Londres é o lar das Joias da Coroa, de corvos e de uma história de mil anos. O Castelo de Edimburgo é uma recompensa para a subida da Royal Mile. A reforma vitoriana do Castelo de Cardifftransformou antigas construções medievais em algo ainda mais espetacular.
Como mostrado na TV
O Castelo de Eilean Donan pode causar um certo espanto. Depois de dirigir, caminhar ou pedalar por horas, você certamente terá a sensação de que já esteve nele antes. A remota fortaleza apareceu em diversos filmes e programas de TV, mais notoriamente em Highlander e em 007 – O Mundo Não é o Bastante. Dramaticamente posicionado e tão impressionante ao vivo como nos filmes, Eilean Donan é uma pausa essencial no caminho para Skye ou para o noroeste das Highlands.

Voluntariado
A era de ouro da construção dos castelos acabou junto com as lutas de espadas e as armaduras, mas você ainda pode se envolver na vida moderna dos castelos britânicos. O National Trust e o National Trust for Scotland oferecem trabalhos nas férias em várias propriedades, incluindo castelos. Outros castelos em toda a Grã-Bretanha recrutam trabalhadores temporários no verão, pagos ou não remunerados. Se o seu coração bateu mais forte em um lugar, contate-os diretamente.
O mais assombrado
Os castelos britânicos não seriam os mesmos sem as lendas de correntes que se arrastam, gritos de dor e cavaleiros sem cabeça. O Castelo de Glamis, na região central da Escócia, tem a fama de ser o mais mal-assombrado, embora o de Chillingham, em Northumberland, brigue pelo título. Ambos são palco de histórias de fantasmas aos montes e de constantes visões assustadoras. Mas visite qualquer castelo durante o inverno ou numa noite de tempestade e você irá achar que cada armazém, torre e masmorra é lar de algum espírito infeliz.

Dormir em um castelo
Você gostaria de passar uma noite em um castelo? Sem problemas – palácios históricos em toda a Grã-Bretanha abrem suas portas para hóspedes pagantes. Tente o luxuoso Castelo de Thornbury, em Gloucestershire, ou o Castelo de Hever em Kent, onde Ana Bolena cresceu. Para algo totalmente único, veja o Landmark Trust, que oferece finais de semana e estadas mais prolongadas em construções históricas – não apenas castelos, mas também torres, pavilhões e casas de campo de importância histórica e arquitetônica. Há até uma casa de 250 anos em forma de abacaxi na Escócia.
Maravilhas galesas
O País de Gales tem mais castelos per capita que qualquer outro lugar no mundo. Os aficionados por castelos britânicos devem ir direto para o norte de Gales, onde a costa e as montanhas são apinhadas de fortalezas dramáticas. Conwy, Harlech e Beaumaris são os mais famosos, mas os conhecedores do tema indicam Denbigh, Ewloe e Criccieth. Se você quiser mudar de cenário, pode aproveitar o Parque Nacional de Snowdonia ou passar um dia na praia em Llandudno ou Rhyl. Para uma visão completa dos castelos do País de Gales, entre nas páginas de castelos do site Visit Wales.

Para as crianças
O choque de espadas, o burburinho do combate de cavaleiros e o grito agudo dos falcões ainda ecoam pelos castelos em toda a Grã-Bretanha – e as crianças vão adorar. Dois dos melhores lugares nos quais as crianças podem pegar algumas dicas da arte da cavalaria medieval são o Castelo de Warwick – que tem uma Vila de Cavaleiros com alojamentos e tendas medievais – e a Sala de Armas Real, em Leeds, que oferece uma Trilha do Tesouro.

O melhor castelo britânico sobre o qual você nunca ouviu
Northumberland é um paraíso para entusiastas de castelos, com mais de uma dúzia de fortalezas imponentes dando testemunho dos séculos de tensão na fronteira com os vizinhos escoceses. O isolamento do Castelo de Dunstanburgh assegura que ele seja menos divulgado que a maioria dos castelos britânicos, mas, mesmo assim, essa ruína impressionante, acessível a pé, é certamente uma das mais fabulosas do país. Pegue uma jaqueta quente e um par de botas e faça um dia de caminhadas pela costa da vila pesqueira de Bamburgh, ela própria endereço de outro belo castelo britânico.
Não é bem um castelo – mas não perca
Nem todo antigo conjunto bem arrumado de pedras pode ser qualificado como castelo. Muitos dos castelos britânicos mais suntuosos foram abadias, varridas pelos soldados de Henrique VIII durante a Dissolução dos Mosteiros. As abadias de Fountains e Rievaulx, em North Yorkshire, e a Abadia de Tintern, no País de Gales, são imperdíveis em um roteiro histórico pela Grã-Bretanha. E as casas senhoriais britânicas – a encarnação tardia dos castelos – podem ajudar a preencher o espaço histórico entre a Idade Média e os tempos atuais. O Palácio de Blenheim, em Oxfordshire, e Chatsworth, em Derbyshire, são dois dos mais belos.

Fonte:
https://www.visitbritain.com