Posts em datas

Junho 2019
S T Q Q S S D
« Mai   Jul »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Roteiro: 2 dias em Glasgow

A maior cidade da Escócia, Glasgow, é famosa por suas artes vibrantes, música e cultura, rica herança arquitetônica e ótimo destino para compras.

A cidade tem a maior concentração de indústrias criativas na Grã-Bretanha fora de Londres. Seus bens arquitetônicos incluem o esplendor vitoriano de Glasgow City Chambers, o estilo Art Nouveau da renomada Escola de Arte de Glasgow, de Charles Rennie Mackintosh, e os picos ultramodernos do Riverside Transport Museum de Zaha Hadid. E com mais de 1.500 lojas, esta cidade da moda é reconhecida como o segundo maior centro de varejo da Grã-Bretanha.

Considerada Cidade da Música pela UNESCO, Glasgow (ou “GTown”, como é conhecida na cena da música urbana) encena uma média de 130 eventos musicais na cidade todas as semanas. Também é considerada um lugar para descobrir novos talentos: bandas que nasceram ou começaram suas carreiras aqui incluem nomes famosos como Franz Ferdinand, os Fratellis, Belle e Sebastian, Snow Patrol, Travis, Texas e Paolo Nutini.

.

Glasgow

PRIMEIRO DIA

11.00 Galeria de Arte Moderna 

Descubra uma incrível coleção de arte contemporânea bem no centro de Glasgow na Galleria de Arte Moderna. Exposições instigantes e exibições temporárias lotam a galeria, e tours pela galeria acontecem nos finais de semana, apresentando a história do prédio e as exposições dentro dele.

12:15 Siga os passos dos grandes pioneiros

O campus histórico da University of Glasgow é outra atração turística edificante. Faça uma visita autoguiada à quarta universidade mais antiga da Grã-Bretanha e siga os passos de visionários de renome, como o pioneiro da televisão John Logie Baird. Não deixe de conferir os claustros – esses arcos impressionantes já apareceram em vários filmes.

13:30 Almoce em uma rua charmosa

Ashton Lane é um tesouro de bares e restaurantes boêmios perto da universidade. Com o seu interior rústico e elegante e um jardim de cerveja para beber e jantar ao ar livre, o bar e restaurante de estilo belga Brel é escolha popular. Ou tente o renomado Ubiquitous Chip.

14:30 Conheça o lado boêmio de Glasgow

O bairro que inclui a Universidade de Glasgow e Ashton Lane é conhecido como Glasgow’s West End. Este bairro boêmio de prédios de arenito ornamentado e ruas de paralelepípedos vale a pena explorar. Uma fantástica variedade de lojas vintage e design, cafés, bares e delicatessens especializadas podem ser encontrados aqui. É também o lar do pitoresco Jardim Botânico e do Kelvingrove Park, bem como da distinta e elegante Mackintosh House de Charles Rennie Mackintosh.

16:30 Explore a história escocesa e mundial 

Também situado no West End de Glasgow está o Kelvingrove Art Gallery and Museum. Construído em 1901, este grande edifício de tijolos vermelhos exibe uma das maiores e mais ecléticas coleções de arte da Europa, e é uma das atrações turísticas mais populares da Escócia. Entre os destaques estão a icônica pintura de Salvador Dalí, Cristo de São João da Cruz, além da história e arqueologia escocesas, dinossauros, Egito antigo, armas e armaduras e os antigos mestres holandeses. Diversas exposições impressionantes relativas ao centenário do fim da Primeira Guerra Mundial continuarão no primeiro semestre de 2019, enquanto os visitantes podem aproveitar a Trilha da História Natural no final de janeiro para explorar o mundo natural da Escócia.

Kelvingrove Art Gallery and Museum

19:30 Jantar em uma área descolada

Antiga área industrial freqüentada por trabalhadores portuários, Finnieston é agora um bairro com uma vibe cool. Ancorada pela arena SSE Hydro, um local construído para os Jogos da Commonwealth de Glasgow em 2014, a área testemunhou uma grande transformação. Conhecido como “The Strip”, este trecho de Argyle Street está agora repleto de bares pop-up e restaurantes ecléticos, com ótimas opções, incluindo restaurantes industriais como o The Gannet, tapas em estilo indiano no Mother India’s Café, ou frutos do mar no Crabshakk.

21:30 Um coquetel ou dose de uísque

As opções para após o jantar ao longo da Argyle Street variam de coquetéis no Kelvingrove Café a uma dose de uísque no tradicional espaço musical The Ben Nevis

SEGUNDO DIA

9:30 Visite um premiado museu de transporte

Eleito o Museu Europeu do Ano em 2013, o ousado projeto de Zaha Hadid Riverside Museum é o museu de transportes da Escócia. Sua coleção inclui um Tall Ship histórico, ícone do patrimônio de construção naval de Glasgow, atracado em Riverside, enquanto dentro do vasto espaço da galeria estão bondes, trólebus, carros antigos, bicicletas e motos – cada objeto conta uma história única. Descubra a história dos mensageiros de telegrama de Glasgow e fique de olho nas inúmeras exposições especializadas de um e dois dias que acontecem durante o ano todo.

11:00 Pausa para um brunch escocês

Experimente o delicioso brunch escocês no Cup, premiado salão de chá de Glasgow. O interior vitoriano azulejado do Cup Tea Lounge é verdadeiramente deslumbrante. Há também o Cup Tea Room, no West End de Glasgow, e o Cup Tea Garden, na elegante Merchant City. O brunch do Cup inclui bacon curado escocês, salsichas e feijões caseiros. Outras opções incluem Ovos Benedict, Florentine, Royal ou Stornoway – os dois últimos vêm com salmão escocês defumado ou Stornoway Black Pudding. É também uma ótima opção para o chá da tarde.

12:00 Muitas compras no segundo maior centro comercial da Grã-Bretanha

Com mais de 1.500 lojas, Glasgow é o segundo maior centro de compras da Grã-Bretanha, proporcionando uma das melhores experiências de compras fora de Londres. O Glasgow’s Style Mile é o distrito comercial central da cidade, com todas as grandes marcas de rua. Escondido atrás do centro da cidade fica a Merchant City, um dos bairros mais antigos de Glasgow e uma área de enorme interesse arquitetônico. Datado de 1750, era o lar dos armazéns de comerciantes ricos. Esses armazéns antigos, desde então, se tornaram boutiques de design peculiares, bares, restaurantes e apartamentos loft elegantes. 

Ashton Lane

14:30 Da cidade para um palacete do interior

A uma curta distância do centro de Glasgow, a Pollok House é uma grande propriedade rural construída em 1752. Protegida pela National Trust for Scotland, seus luxuosos quartos familiares estão repletos de móveis e obras de arte de época, enquanto no térreo há vastos aposentos de criados, bem ao estilo Downton Abbey. Alugue uma bicicleta para explorar o Parque Pollok Country, que fica ao redor – procure pelo famoso e peludo gado das Terras Altas e os cavalos Clydesdale.

19:30 Prove uma maçã crocante e comida escocesa saudável

Primeira cervejaria artesanal experimental da Grã-Bretanha, a Drygate produz uma variedade de cervejas e IPAs, e é o lar de 26 torneiras rotativas e uma seleção de garrafas cuidadosamente curadas. A cervejaria de Glasgow também abriga o Craft Beer Bar & Kitchen, da Drygate, que serve produtos escoceses sazonais, hambúrgueres e tortas deliciosas.

22:00 Ouça os novos hits da música que estão despontando

Glasgow é considerada Cidade da Música pela UNESCO, graças à sua cena musical próspera e à infinidade de locais de música ao vivo. O King Tut’s Wah Hut é consistentemente chamado o melhor pequeno bar de música ao vivo da Grã-Bretanha. Há ainda o lendário Barrowland Ballroom Glasgow no lado leste da cidade, e o Saint Luke’s, um empolgante local de música e artes em uma antiga igreja paroquial restaurada.

Como chegar:

Glasgow fica na Escócia, a 4h30 de trem ao norte de Londres, e a uma hora de Edimburgo. O Aeroporto Internacional de Glasgow fica a apenas 14 km do centro da cidade de Glasgow, com conexões regulares de trem que levam cerca de 20 a 25 minutos.

Fonte: https://www.visitbritain.com

Aline Frediani

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *