Posts em datas

Outubro 2019
S T Q Q S S D
« Ago   Nov »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Cruzeiro com crianças

Vocês já fizeram um cruzeiro com seus pequenos? Eu li essa matéria no site M de Mulher e resolvi compartilhar algumas das dicas com vocês. Portanto, leiam para aprender como escolher um roteiro bacana de navio e como minimizar eventuais perrengues em alto mar.

Viagem longa ou curta? Você que conhece a sua família!

Não existe uma resposta certa para quanto tempo você deve ficar navegando. Muitos cruzeiros fazem paradas estratégicas em belas praias e roteiros turísticos, o que enriquece a viagem e alivia a sensação de ficar “presa” no navio. No entanto, são estadias mais longas e que exigem mais tempo – e dinheiro! Se você nunca foi num cruzeiro, melhor começar com um mais curto pra ver se a família curte e em férias futuras planejar um roteiro maior.

Aliás, lembre-se que em alguns casos, será necessário também um trecho aéreo, já que o navio embarca de portos específicos e, muitas vezes, internacionais.

Não esqueça dos documentos!

Cheque toda a lista de documentos necessários. De maneira geral, se a viagem for nacional, o RG ou a certidão de nascimento da criança já basta. No entanto, se passar por águas internacionais, seu filho deve ter o passaporte, visto e comprovante internacional de vacinação (se for exigido). Pais separados também precisam de autorização do responsável ausente.

Escolha uma cabine que seja confortável pra todo mundo

Grand Suite MSC Seaview

 Cabine Grand Suite no MSC Seaview

Cabine Grand Suite no MSC Seaview (MSC/Divulgação)

Sim, nós te entendemos: ter um quarto confortável é fundamental quando se viaja com crianças. Os navios mais modernos possuem um “menu” de cabines e experiências bem variado, de acordo com o seu gosto e o seu bolso, claro. Alguns pacotes permitem inclusive reservar cabines duplas ou triplas, onde uma porta liga os quartos. Isso pode ser uma grande vantagem para pais com filhos que já dormem sozinhos.

O banheiro costuma sim ser bem menor do que o dos resorts. Este é um perrengue real dos navios. Nada que tire o prazer da viagem, mas é preciso um pouco de paciência e disposição, porque o box do chuveiro tende a ser mais apertado e pode ser mais complicado ajudar a criança a tomar banho.

Sem desespero: comidinhas o dia todo

A maioria dos cruzeiros oferece pacotes all inclusive (com ou sem bebidas)- o que financeiramente vale a pena!-, onde certos restaurantes e lanchonetes estão liberados. Alguns possuem cozinha funcionando 24 horas e menu infantil o dia todo- em alguns, a alimentação de crianças entra como cortesia. Ter comida livre ajuda a não criar uma pressão para ter horários tão restritos de alimentação. Não precisa correria pra tomar o café antes de acabar! E pode ajudar muito no lanche ou na frutinha da tarde.

Esta flexibilidade, no entanto, não quer dizer que você deva fugir muito da rotina alimentar da criança. Liberar doces ou guloseimas ou escapar demais do horário do almoço pode causar inconvenientes – e até incômodos gástricos. “De preferência, mantenha a alimentação habitual da criança”, indica Marcela Odaira, pediatra, alergista e imunologista do Hospital Albert Einstein.

Bom lembrar também que alguns cruzeiros permitem que você peça um menu específico para restrições alimentares. Se for o seu caso, certifique-se de que o navio possui este serviço exclusivo.

Priorize as crianças

Quando for fechar o pacote, certifique-se das áreas para crianças e das atividades específicas para idade do seu filho. A maioria deles conta com piscinas e brinquedos de água exclusivos pros pequenos e também salas de jogos e brincadeiras com monitores especializados e poliglotas. Shows e musicais com personagens famosos como Peppa Pig também são diversão garantida “É importante que os pais se sintam seguros ao deixar os filhos nestas áreas e certifiquem-se de que tenham atividades que vão atingir a idade deles”, indica Amanda Roqueti, assistente-chefe de animação do MSC Seaview.

O intuito de uma viagem em família é, claro, curtir o tempo juntos, mas brincar um pouquinho com novos colegas – o número de crianças pode chegar a 1200 num navio!- ou participar de uma atividade recreativa só vai tornar a estadia mais bacana. “Não tem um tempo certo para ela ficar com monitores, tem que ser o tanto que a criança se sente bem. Enquanto ela tá feliz, pode ficar!”, diz Amanda.

Para os maiores, as atividades envolvem brincadeiras pelo navio, menu especial e claro, jogos eletrônicos. Os pais dos pré-adolescentes podem até se dar ao luxo de curtir algumas festas, já que é possível deixá-los por um período noturno nas áreas exclusivas do navio.

Cuidado pra não se perder!

Os cruzeiros tendem a ser grandes, com muitos andares e áreas comuns. Ou seja, é muito fácil se perder e é preciso estar sempre atento com os pequenos. Alguns navios, como os da MSC, disponibilizam pulseirinhas de segurança com todas as informações cadastradas da criança, assim que embarcam. Em alguns roteiros da frota, é possível até colocar uma pulseirinha com geolocalização que pode ser controlado por um app. No caso do navio não ter, leve de casa a pulseirinha de identificação com nome dos pais e contatos. Combinar um ponto de encontro também é fundamental.

Cuidado com os limites do barco!

Como o navio estará em alto-mar, todo cuidado com os limites e bordas são fundamentais para evitar quedas que podem ser fatais. “Muitos pais acham que é óbvio dizer que a criança não pode ficar na borda. Mas acidentes não acontecem quando estamos no controle, eles acontecem por uma combinação de imprevistos. Então quanto mais atento estivermos, menor a chance”, comenta a gerente da ONG Criança Segura.

Calma! Ficar mareado é natural. Saiba como aliviar!

Um dos maiores desconfortos relatados em viagens de navio, é claro, o enjoo. Se você já sabe que costuma ficar mareada, procure escolher as cabines do meio do navio, que balançam menos e podem reduzir os sintomas. Segundo Dra. Marcela, outras ações que podem ajudar a minimizar o desconforto da sua família, é evitar leitura e telas (celular, tablets e afins).

Quando a sensação bater, olhe para o horizonte ou para um objeto parado distante. Se nada funcionar, apele para os medicamentos utilizados para prevenir e tratar o enjoo. Procure o pediatra antes da viagem para que ele te ajude com os melhores remédios e com mais orientações.

Leia a matéria completa aqui: https://mdemulher.abril.com.br/familia/13-dicas-essenciais-para-quem-vai-fazer-um-cruzeiro-com-criancas/

Aline Frediani

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *