Montanhas, friozinho da serra, lareiras e vinhos reforçam o clima de lua-de-mel que envolve Monte Verde. Mas não são apenas os ares de romance que envolvem a vila. A beleza natural convida a deixar o edredon de lado e curtir as belas paisagens – seja através de caminhadas, seja em emocionantes passeios de jipe, quadriciclo ou monomotor.
Para quem quer andar de avião monomotor para conhecer a região existem três roteiros que mostram os bonitos cenários naturais que envolvem Monte Verde. Um dos passeios tem 15 minutos de duração e descortina a vila. Já o de 25 minutos leva à cachoeira dos Pretos, enquanto o de uma hora vai a Campos do Jordão, incluindo a Pedra do Baú. Os vôos são feitos nos finais de semana e partem do aeroporto de Monte Verde.
Quem viaja com as crianças deve incluir na programação a pequena pista de patinação. No mês de julho, professores de plantão ensinam como deslizar no gelo.
Quer fazer trilha de moto ou quadriciculo? Fácil! As muitas trilhas nos arredores da vila fazem a alegria dos adeptos do enduro. Para quem não tem experiência em conduzir motos e carros por terrenos acidentados, as dicas são os passeios de jipe e de quadriciclo. Os roteiros são variados e duram entre uma hora (quadriciclo) e seis horas (jipe), percorrendo serras, cachoeiras e distritos vizinhos.
O passeio imperdível mesmo fica na Fazenda Radical que tem a Mega Tirolesa. O trajeto, de 450 m, é sobre um vale de eucaliptos. A uma altura de 65 m, a velocidade alcança 60 km/h. Outra tirolesa faz o percurso de volta, numa travessia um pouco mais alta (75 m) e comprida (475 m), com a mesma adrenalina.
E é claro, que lá se pode fazer muitas compras… As diversas lojinhas espalham-se ao longo da avenida Monte Verde, que abriga ainda galerias e shopping. Os destaques são os chocolates caseiros, os queijos, o artesanato e os produtos de perfumaria, como sabonetes e sais de banho. Uma dica são as Geleias da Tia Nata, do casal Donatila e Arnis Luca, a loja fica na rua Bem-Te-Vi, 84, Centro.