Posts em datas

Dezembro 2019
S T Q Q S S D
« Nov   Jan »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Nenhum choro de criança é manipulação

Como anda o chorôrô por aí? Como você interpreta o choro do seu pequeno? Frescura? Choro falso? Fingimento?

É muito comum responder mães com dúvidas em relação ao choro de seus pequenos. O que fazer quando ele chora? Deixo chorar no berço até dormir?  Acolho o choro junto com seus medos e angústias? Ou isso tudo é besteira, é choro de criança, ele está tentando conseguir o que quer através das lágrimas de crocodilo…

Na tentativa de dar sentido a esse comportamento das crianças, muitos adultos aplicam a mesma interpretação que usamos, ao dar sentido ao choro dos adultos, choro este que pode ser cheio de intencionalidades, manipulações e às vezes até malícia.

Acontece que quando usamos a mesma fórmula, a mesma lente para enxergar esse comportamento em uma criança, geramos mais confusão e distanciamento entre pais e seus  pequenos.

Os pais podem se sentir atacados, enganados, manipulados pela criança, e a criança, por sua vez cresce sem ter seus sentimentos validados.

Qualquer choro é julgado e incomoda muito, tanto o choro infantil e mais ainda o choro de um adulto. Não permitimos que as pessoas chorem, por isso deixamos para chorar em casa, no banheiro, longe de todo mundo. Dias atrás, durante  uma sessão com uma criança na clínica de psicopedagogia, uma criança me trouxe a seguinte fala: ‘Sabe Gabi, eu fico muito triste quando eu choro na escola, porque todo mundo fica me olhando’. Claro que neste momento houve uma reflexão em relação aos motivos desse choro e como poderíamos resolver essa questão para que o pequeno, com sete anos, não se sentisse tão exposto. Mas essa fala, esse exemplo,  traz a tona essa reflexão, do quanto atualmente chorar é um sinal de fraqueza, descontrole emocional e um comportamento cada vez mais incomum e raro entre as famílias e seus pares.

Vale lembrar que a criança não sabe que chorar é ruim, isso ela aprende, com o passar do tempo com os adultos. Sem falar aqui da famosa frase: ‘Homem não chora!’, tão limitante e cruel com nossos meninos.

Lembre-se sempre que a criança chora, porque esse é um mecanismo fisiológico de liberação de estresse. Chora porque dói (dor física ou dor psicossomática), chora porque esta cansada, com medo, triste, com raiva, frustrada. Ela não esta manipulando ninguém porque não é capaz de fazer isso, por mais que você a ache inteligente. É só uma criança que chora as lágrimas que nós adultos guardamos.

Portanto, acolha o choro do seu pequeno e até mesmo dos adultos próximos de você, por mais bobo que pareça o motivo das lágrimas.  É importante que a criança entenda que chorar é normal quando não se consegue dar conta emocionalmente do que quer que seja.  

Com amor,

Gabi

Gabriela Meira Aguado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *