Fomos passar somente dois dias em Campos do Jordão/SP e, infelizmente, choveu a maior parte da nossa viagem! Mesmo assim não deixamos de aproveitar do jeito que dava 🙂

Por ter muitos parques e lugares para conhecer que são abertos, a chuva atrapalha bastante a viagem de um turista que tem pouco tempo na cidade. Veja o que fizemos enfrentando a chuva.
Ao chegar você já vê o Portal da Cidade, certo? Ali é bem movimentado porque todo mundo quer uma foto de recordação, mas o que quase ninguém sabe é que tem alguns guichês nesse portal que os funcionários te entregam mapas, folders e guias gratuitos da cidade. Esses guias tem dicas e descontos em restaurantes e lojas! Vale a pena dar uma parada lá.

Nos hospedamos no hotel Serra da Estrela e adoramos a localização. Ele fica no centro de Vila Capivari e tem uma equipe de recreação para crianças e adultos também! O hotel é conhecido pelo seu restaurante Alquimia com o seu menu vegetariano e oferece pratos a partir de R$19,90 no almoço.

Notamos que uma das vantagens de se hospedar na Vila Capivari era a facilidade para conhecer os restaurantes, galerias, lojas e fazer os passeios a pé. Da pra conhecer andando o famoso teleférico, que leva até o Morro do Elefante, o bondinho da estrada de ferro, que passa por diferentes pontos tradicionais da cidade. E a partir da Vila você vai para os passeios de aventura, como arvorismo no Bosque do Silêncio e trilhas de quadriciclos.
Só pegamos o carro para visitar o castelo Nacional Inn e para ir até ao Sans Souci.
O nosso hotel tinha piscina aquecida e coberta, então o pequeno já quis aproveitar assim que chegou. Depois passeamos pela cidade em busca de um lugar para comer e paramos no Café Myriam. Adoramos o ambiente e os doces! Tudo gostoso mesmo e para quem gosta de café vale super a pena conhecer.

Ao chegar de volta ao hotel fomos conhecer a brinquedoteca e depois fui à copa da Mamãe para preparar a vitamina do pequeno. Eles tem todo tipo de fruta disponível por lá, só tive que levar o leite. Na copa da mamãe tem geladeira, liquidificador, cadeirão e microondas.

No dia seguinte tínhamos planejado para visitar o Tarundu, mas com a chuva mudamos a programação e acabamos não indo ao parque. Ao invés disso fizemos o passeio no bonde férreo, que é bem barato, (balança bastante!) e depois visitamos a estação Emílio Ribas e suas lojinhas. Estávamos a pé, mas vi que tinha estacionamento próximo a estação para quem quiser ir com o carro.
O teleférico também estava fechado, então voltamos ao centro da Vila Capivari e fomos almoçar na Baden Baden e adoramos! O prato serve duas pessoas e tem recreação infantil para os pais aproveitarem o almoço sossegados. A recreação fica no segundo piso do restaurante. Eles têm menu infantil, o que ajudou bastante.
Já que a chuva não dava um tempo, resolvemos visitar o castelo Nacional Inn. Para quem gosta de Harry Potter, é lá que funciona a EMB e tem eventos sempre! Eles têm um tour de 40 minutos para mostrar o castelo todo pelo valor de R$50 reais por cabeça e tem também um café da tarde aos sábados para quem não está hospedado poder sentir como é comer no castelo.

Perto do Castelo tem o Palácio Boa Vista, que foi inaugurado em 1964 para ser a residência de inverno do Governador do estado de SP. Acontece que hoje abriga um acervo cultural extenso em um museu aberto ao público. Detalhe: totalmente de graça! Funciona de quarta a domingo e feriados. Horário: das 10h às 17h (fechando no intervalo das 12h às 14h).
Depois do castelo, que era longe de onde estávamos hospedados, fomos ao Sans Souci que também tem brinquedoteca e o pequeno se divertiu enquanto comia.
Outra dica de restaurantes por Campos do Jordão são os localizados dentro do Pátio Paris! O lugar é aconchegante e o preço é ótimo!
Uma dica para economizar nas refeições em família é o Gato Seco e o restaurante A Bigorna.
Perto de onde estávamos tinha também a Igreja São Benedito e Feira de Artesanato. Vale a pena visitar. E tem também um mini Golf pertinho do hotel onde estávamos e ao lado do Pátio Paris.

Não fomos a nenhuma trilha e nem visitamos a Pedra do Baú por conta das condições climáticas, mas está nos planos voltar 🙂
Como foi a experiência de vocês em Campos do Jordão? Conte para gente!